Vamos facilitar um pouco as nossas vidas, e entender sobre alguns tipos de tecidos e suas lavagens
1. Tecidos de boa qualidade são, por essência, mais macios. Chega a ser redundante dizer que você deve senti-lo, mas saber O QUE sentir é que será o diferencial, pois quanto mais liso, pesado (sim, tecidos bons são geralmente mais pesados) 3 maleável for o tecido, mais qualidade ele possuirá.
2. Quando o tecido é 100% natural a sua durabilidade, por consequência, também será maior, pois costumam ser mais resistentes e “respiráveis”, diferentemente das roupas de tecido sintético. Os tecidos sintéticos possuem uma textura mais rígida, e uma boa maneira de identifica-los é tentando amassá-los: quanto mais amassado ficar, menos qualidade ele terá.
3. Outra característica marcante dos tecidos sintéticos é a sua elasticidade, o que faz com que eles tenham a tendência em se deformar. Tecidos naturais não possuem elasticidade, então, fica bem mais fácil distingui-los identificar a porcentagem de originalidade utilizando esse critério.
4. Um sinal muito claro de má qualidade são aquelas bolinhas que ficam grudadas no tecido, e essas bolinhas tendem a se multiplicar na lavagem, por isso passe bem longe das bolinhas.
5. O valor do tecido também denuncia sua qualidade. Tecidos de baixo custo quase sempre não são originais, por isso não se deixe levar pela falsa ideia de economia: o barato pode sair caro.
Uma dica simples é: olhe bem a etiqueta. Lá você vai entender com qual tipo de tecido está lidando. Mas e se caso não tivermos nenhuma sinalização de qual tecido estamos diante? Bom, aí você vai ter que partir para o seu conhecimento geral na área. Logo mais, vamos trazer algumas opções que existem por aí, no mercado!
Mas por enquanto, para entendimentos mais específicos: Onde usar cada tecido?
Para entender como usar cada um dos tipos de tecidos, primeiro é preciso entender a composição dele, também conhecidas como fibras. Entre as mais comuns, estão:
Algodão;
Poliamida;
Poliéster;
Seda;
Linho;
Viscose;
Lã.
Algumas fibras, como as de algodão ou de viscose, são naturais, vindas de árvores. As sedas e lãs têm origem animal. Já a poliamida e o poliéster são sintéticos. O algodão, especificamente, é conhecido por ser fresco e ajudar na respiração da pele em dias mais quentes, por isso é ótimo para peças íntimas. Já os tecidos sintéticos, quando tramados de determinada maneira, são ótimos para práticas esportivas ou então
para moda praia, mas essa já é uma outra questão para se entender melhor os tipos de tecidos.
A trama e a espessura impactam nos tipos de tecidos
A combinação entre a trama, ou processo de malha, e as fibras é o que dará origem aos tipos de tecidos que conhecemos. Tanto o jeans quanto o tricoline, por exemplo, têm como base o algodão, mas são bem diferentes. O tricoline é macio e fino, já o jeans é grosso e mais pesado, porém ainda confortável. Há ainda a possibilidade de se adicionar elastano ou poliéster à trama do jeans para que ele fique mais elástico ou maleável. Quem define isso é o fabricante.
Como impermeabilizar o tecido e evitar manchas? Aprenda
agora!
A impermeabilização é uma espécie de resina aplicada no tecido que cria uma barreira entre as tramas e fibras e a superfície. Ao aplicar uma impermeabilização, passa a existir uma película impermeável. Isso significa que quando líquidos e substâncias têm contato com a superfície, eles não conseguem entranhar no tecido, sem atingir o que está por baixo, como espumas e madeiras. Por isso, quando seu móvel ou tecido estão impermeabilizados e acontece algum acidente, como deixar cair algo líquido ou oleoso, você não precisa se preocupar. Não irá manchar ou danificar o local. Vale lembrar que todo tecido pode ser impermeabilizado e
protegido, com exceção do couro. Ele é um tecido vivo e, por isso, demanda outros tipos de cuidado, como a hidratação. Se você impermeabilizá-lo pode acabar danificando permanentemente.
1. Limpeza mais fácil
Como a impermeabilização faz uma barreira de proteção nas tramas do tecido, a absorção de líquidos é reduzida. Por isso, quando você deixa cair algum líquido ou substância no tecido, ou até mesmo quando a poeira se acumula, toda a sujeira fica na superfície. Isso facilita muito a limpeza do dia a dia, já que em vez de fazer misturas elaboradas para limpar com profundidade, um simples plano úmido já é capaz de fazer a higienização. No caso de líquidos que caem, até um papel-toalha te ajuda a retirar sem agredir o tecido.
2. Evita manchas
No seu dia a dia há várias situações que podem manchar estofados e tecidos, não é mesmo? Afinal, o consumo de substâncias como café, molho de tomate, vinho ou até mesmo o uso de maquiagem, esmalte ou graxa pode resultar em respingos em tapetes, sofás, almofadas e muitos outros locais. O problema é que esses líquidos acabam manchando a superfície com que têm contato. Ao fazer a impermeabilização, o fluido não será absorvido pelo tecido e as chances de manchar são mínimas. Você faz a limpeza do que está na superfície sem deixar que a substância entranhe nas tramas.
3. Sem ácaros, fungos e bactérias
Estofados em geral são locais de proliferação de fungos, ácaros e bactérias. Isso porque o ambiente é ideal para que consigam se alimentar, crescer e reproduzir. O grande problema é que eles são nocivos à sua saúde e a de sua família, provocando as mais diversas crises alérgicas e problemas respiratórios. Quando você faz a impermeabilização, há produtos acaricidas e bactericidas na solução. Isso significa que os micro-organismos que já estão ali morrem. Além disso, como você evita que haja umidade no
local, o ambiente se torna inóspito para esses seres vivos e eles não conseguem sobreviver.
4. Cores e tecido sempre bonitos
Quando você faz a impermeabilização em um móvel ou superfície ainda novos, você garante que eles estarão sempre bonitos, pois você consegue fazer com que a vivacidade das cores e o tecido permaneçam com as qualidades originais. Isso prolonga a vida útil do seu móvel, sendo um investimento que compensa!
5. Restauração da beleza
Quando você tem uma cadeira, sofá ou poltrona que passou muitos anos sofrendo com limpezas agressivas, manchas e umidade, é possível que tenha se perdido a beleza de quando você adquiriu seu
móvel. No entanto, quando você faz a impermeabilização, também é necessária uma limpeza profunda, o que permite que seu móvel volte a ser bonito, sem sujeiras e manchas. Assim, você impermeabiliza e garante que ele continue fazendo a diferença em sua decoração.
6. Proteção contra o sol
A luz solar também é capaz de agredir tecidos, enfraquecendo-os – o que fica fácil de ser puído – e desbotando as cores. Ao descobrir como impermeabilizar tecidos e optar por esse serviço, você garante que a resina criada para inibir água também seja capaz de proteger do sol.
Quais os principais benefícios de investir em uma franquia da Eco Clean Delivery?
A Eco Clean Delivery, por não necessitar de um ponto físico, te possibilita trabalhar de forma homemade. Gerando o conforto de escolher geograficamente onde você quer fazer o seu investimento. O empreendedor conta com o suporte da franqueadora para crescer no mercado com métodos claros, infraestrutura planejada e estratégias comprovadas. O franqueado recebe um plano de negócio com foco na expansão exponencial, além do acompanhamento na gestão e finanças para alcançar o melhor desempenho possível.
Comments